A COMMÉDIA DELL’ARTE DA TRAMANDO TEATRO



 A COMMÉDIA DELL’ARTE, teatro italiano do século XVI, fez surgir e influenciou a criação de todas as apresentações de teatro improvisado que acontecem nas ruas e praças de todo o mundo. Caracterizados por: domínio de assuntos populares e da interação direta com o público, as encenações eram recheadas de conteúdo e ação cômica.  Esse tipo de apresentação que era familiar entusiasmou a criação de manifestações populares de todos os tipos. As interferências cênicas de dança e teatro que vemos pelas ruas de São Luís, nas diversas datas festivas do ano, tem como embrião a Itália antiga, a Comédia Popular Italiana. A ligação com esse teatro renascentista vai além do que imaginamos, algumas familiaridades estão no:
·        Local das apresentações – ruas e praças;
·        Itinerância das apresentações;
·        Teor cômico;
·        Utilização da música e da dança;
·        Conteúdo Popular;
·        Utilização de máscaras.

Signos e atitudes que podemos encontrar no Auto do Bumba meu Boi e suas diferentes composições, nas danças do Cacuriá, no Tambor de Crioula, nos Blocos Tradicionais e suas fantasias elaboradas, enfim, tudo que aconteça nas ruas e praças de caráter popular e algumas vezes improvisada, teve seu inicio de forma indireta no teatro que surgiu na Itália, se espalhou pela Europa e chegou também ao Maranhão.
Quando surgiu na segunda metade do século XVI, incorporando famílias de notaria erudição e um punhado de escritores e uma poetisa chamada Isabella, a poesia fez parte desta revolução teatral.

A TRAMANDO TEATRO incorpora estes personagens, estes signos teatrais e encontra o elo entre esse teatro, as manifestações culturais do Maranhão e o recital poético que esse ano completa seis temporadas, iniciadas em 2008.

Nomes dos Personagens Masculinos/Femininos que serão utilizados na apresentação 2013
·        Arlequim
·        Brighella
·        Capitão Fracasso
·        Pedrolino
·        Pantaleão

·        Colombina
·        Esmeraldina
·        Franceschina
·        Isabella
·        Cintia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Baile de Ana Jansen